O Centro de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos, através do Núcleo de Coordenação de São e Grande São Paulo, em parceria com o Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional, da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, comunica a realização do “Treinamento de Saúde Ocular e Prevenção da Cegueira no Sistema Prisional do Estado de São Paulo”, cujo planejamento e organização técnica está sob responsabilidade desse Grupo e organização administrativa sob responsabilidade desse Centro:

1. Objetivo Geral: Treinar profissionais para melhor desempenho na área da saúde ocular, utilizando os recursos de informação, interação, motivação e reflexão da prática profissional desenvolvida dentro dos presídios, buscando soluções e troca de experiências entre os participantes, bem como discutir, sugerir e conhecer os recursos de saúde visual que podemos utilizar propondo parcerias. 

2. Público-Alvo: profissionais da saúde – diretor de saúde, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem, agente de segurança penitenciária que trabalhe no setor de saúde.

3. Carga horária: 16 h/a.

4. Conteúdo Programático: Anatomia ocular e desenvolvimento da visão e ametropias; principais doenças oculares – aspectos preventivos e condutas; acidentes oculares – prevenção, primeiro atendimento e conduta; conjuntivites – diagnósticos diferenciais e medidas preventivas; conjuntivites – vigilância epidemiológica – impressos e fluxos; alterações oculares na hanseníase – teoria e prática; tracoma – diagnóstico clínico, tratamento e vigilância epidemiológica; medida de acuidade visual – teoria; ações de saúde ocular – teoria; níveis de atenção em saúde ocular; prática – medida de acuidade visual, ações de saúde ocular e exame externo ocular com eversão palpebral; educação em saúde ocular – orientações para trabalho em grupo; educação em saúde ocular – trabalho em grupo. 

5. Docente: Emílio de Haro Muñoz. 

6. Local: Escola de Administração Penitenciária, Avenida General Ataliba Leonel, 556, Santana, São Paulo.

7. Certificado: Será emitido mediante 100% de frequência.

8. Turma Única – dias 03 e 05/10/2016, das 08h às 17h15.

Comunicado EAP nº 379/2016.